sábado, 16 de maio de 2020

A vida no Universo Amancio Friaca

Descubren una de las galaxias más antiguas del universo

A ideia de que o Universo é cheio de vida permeia a imaginação humana desde o Paleolítico, quando o homem transpunha seus pensamentos nas paredes das cavernas. As primeiras formulações filosóficas e teóricas aparecem na Grécia Antiga, com a concepção de pequenez do ser humano ante a magnitude do cosmo - essa ideia será levada para a Idade Média.
Seja no tempo das cavernas ou em laboratórios sofisticados, o homem sempre imaginou um Universo cheio de vida. E, assim como a Terra evoluiu ao longo de bilhões de anos, a ciência também teve a ajuda do acaso para avançar. Nesta masterclass, Amâncio Friaça explica nosso passado contando histórias dignas de cinema.
Na Idade Média, surgem outras correntes de pensamento que imaginam a ideia de infinito, inclusive justificadas pela teologia. Se Deus é infinito, ele pode então criar um mundo infinito. E é nesse contexto de otimismo cósmico que a ideia de pluralidade de mundos se torna presente.
A astrobiologia moderna surge no fim do século 20 com o avanço da tecnologia, que permitiu a descoberta de planetas que orbitam outras estrelas, os exoplanetas. Nesse encontro, Amâncio Friaça apresenta os diferentes métodos de detecção de exoplanetas e revela qual é o Santo Graal que os cientistas tanto buscam.
Na década de 1990, novas gerações de satélites melhoram os recursos disponíveis e dão suporte à busca "bioquímica" por vida fora da Terra. A tecnologia avança para além do que o olho humano consegue observar, e os cientistas passam a procurar, na vastidão do Universo, moléculas semelhantes às que existem aqui.
A busca por vida fora da Terra dá um salto com uma descoberta surgida - quem diria - no fundo de um oceano. O achado expande a concepção científica sobre as condições necessárias para a existência de vida. Também por acaso, bactérias encontradas em reatores nucleares fazem a astrobiologia avançar ainda mais.
Habitabilidade é um conceito fundamental na astrobiologia: é onde a vida pode prosperar. Uma condições para isso é a existência de água - abundante na Terra e no Universo -, em estado líquido. Nesse encontro, Amâncio Friaça explora as características que os cientistas buscam nos exoplanetas e que formam a "zona dos cachinhos dourados".
O ser humano deve sua vida a bactérias que, bilhões de anos atrás, produziram gás metano e evitaram o congelamento precoce do planeta. Surgido depois, o oxigênio permitiria a formação de organismos multicelulares. Pode-se dizer que a Terra viveu um período de "anos dourados" e tirou a sorte grande - algo que dificilmente irá se repetir em outros planetas.
Resiliência é uma palavra que está na moda, mas pode ser aplicada aos bilhões de anos de existência da Terra. Ao estudar o cosmo, os cientistas descobriram que é fundamental que os planetas enfrentem e superem eventos catastróficos para evoluir. No nosso caso, foi a extinção dos dinossauros que permitiu a ascensão dos mamíferos.
No cinema e nos livros, a busca por vida fora da Terra se dá com naves magníficas e expedições épicas. Mas, na vida real, a procura da astrobiologia se dá em nível microscópico. Cientistas buscam móleculas reativas no solo de Marte e atuam como "arqueólogos do espaço", procurando microfósseis em rochas de outros planetas.
Quando passou a usar carvão e petróleo, o homem superou as cianobactérias e passou a ter ação dominante sobre os sistemas geoquímicos da Terra. Hoje, o planeta vive problemas graves como extinção de espécies, aquecimento global e acidificação dos oceanos. Diante desse quadro, morar em Marte seria um delírio ou uma saída?

Nossa especie tem obesssao com universo since ..EVER.. Basta olhar as cavernas de Lascaux na franca e  de Altamira  Na Espanha. Varias figuras celestes..entre estes simbolos..animais e seres que viveriam no Universo..portanto..ideai de vida out there nao e recente..vamos combinar..

Existe o ramo da astronomia chamada Aruqeoastronomia que estuda   cuktura antigas e suas representancoes  ( Toca do Cosmo BA)...todo cantinho que dava para fazer arte...la tava o primata desenhando..simbolos ruprestes

Panspermia ..Segundo a teoria da Panspermia Cósmica, existiram partículas de vida que teriam caído na Terra acompanhadas de cometas e meteoros. Essas partículas seriam como esporos prontos para germinar. Acredita-se que essa hipótese tenha sido proposta inicialmente no século V a.C., na Grécia, por Anaxágoras...

Cosmologia dos Estoicos..conceito de que o UNIVERSO e o esmagor dos Egos..

Sec XVIII a Astrobiologia foi colocada para hiberbar e acordou no final do sec XX...

Satelite nos permitiu ver assinaturas de moleculas atraves do Infravermelho..pois na atmosfera nao se consegue adentrar Infrared(IRAS-Infrared Astronoical Sateliete..enivaod pela agencia European (ESA) superior a 10micras...Example..para mapear CO2..teriamos que sair da atmosfera..portanto os satelites nos possibilitou este feito e deu grande impulso na Astrobiologia...
Foi possivel visualizar moleculas organicas com praticamente mesma composicao da vida organica na terra..
ALMA..Atacama..capacidade unica para descoberta de bases organicas no Universo..
os proximos anos serao um periodo de Ouro para nosso conhecimento do conteudo organico e molecular do universo..
Podemos ter um outro complexo nitrogenado..com outro ciclo..em outros mundos..mas nao exatamente os que sao encontrados na terra..

Em meteoritos voce encontra aminoacidos..voce tem um predomino da queralidade esquerda.os carbohidratos tem queralidade Direita..eu sei la que isso significa...O conceito de quiral é associado a um átomo de carbono ligado a quatro substituintes diferentes, dispostos segundo os vértices de um tetraedro. A mudança de posição de dois dos grupos substituintes conduz a uma simetria da molécula.

No final dos anos 70..descobriu se grande comunidades vivendo em ambientes inospitos..como nas ilhas galapogos....bacterias arqueas...vivendo em um ambiente onde pensava se ser impossivel viver em temperaturas tao elevedas..onde a reproducao acontece com temp acima 100C...
ainda descobiruse que as bacterias na realidade eram arqueas...Com esta descoberta..ampliou se a possibilidade da possibilidade vida ....entre -50C ate 200C

aquela ideia de que voce recisa de uma faixa comfortable de tempratura trasnformou se em apenas a necessidade de agua em forma liquida..Sal de Marte e diferente do sal da Terra..
Caiu por terra o Chauvinismo de superficie..onde havia a crenca que a vida era um fenomeno de superficie..De qualquer forma..vida na superficie nao representat a maior parcela da vida..mas sim baixo da terra e no fundo dos oceanos e mares..

A Deinococcus radiodurans é uma bactéria que consegue sobreviver muito bem à radiação ultravioleta do espaço, em ambientes extremamente frios e oxidativos, assim como severamente ionizados e a vácuo..foi encontrado em reatores nucleares..eles sobrevivem a radiacao de 10 Geys ( o que mataria um ser humano)

Agua na verdade e a terceira molecula mais presente no universo..a maior parte esta na forma de gelo..Em Marte existe erosao mostrando a presenca no estado liquido...
Portando o que se busca para verificar presenca de vida? Agua+fonte de energia estavel ..tipo estrelas Sol com bilhoes de anos para queimar ;-) + elementos biogenicos( C, N, O)= Possibilidade de vida

Carbono, Hidrogenio, Oxigenio e Nitrogenio (CHOW)
Ha muito de discute se a H2O e realmente essential para a vida...porem ao olhar universo..H2O e tao ambudante que nao fica dificil de imaginar que provavelmente a resposta possa ser sim..mas nao descarta a possibilidade de outro solvente..

UNIVERSO E UM LOCAL VIOLENTO...temos que ver regioes onde nao temos supernovas or burst de raios gamas onde a vida nao foi esterelizada...
Tambem nao tao pouco violento areas esteries ..ou seja regiao com pouca presenca estelar..pois o elementos biogenicos vem das estrelas..

A vida e defenida pelo meio termo da violencia..
ao dizer que descobriu planeta de vida..qdo na realidade encontrou se presenca de agua..o que faz este planeta um bom candidato a ter habitabilidadde

Na escala de tempo geológico, o Hadeano é o éon mais antigo que começou há cerca de 4,57 bilhões ou mil milhões de anos, com o princípio do processo de formação dos planetas do Sistema Solar, e terminou, na Terra, há aproximadamente 3,85 bilhões ou mil milhões de anos. Os oceanos ficaram na atmosfera e voltaram a terra em forma de diluvios quenstes..
Grande parte da vida na Terra , nao precisa de O2 para sobreviver. o que nos leva a pensar que bilhoes anos atras..as formas de vida nao precisava de O2 na Terra.. Acredita se que bacterias/aqueas metanogenicas sao extremamente importantes pois sao bacterias que produz gas Metano..se nao ouvesse esta producao..Terra teria passo por uma fase GELADEIRAS..pois elas sao extramente importante para manter Terra viva..
Efeito estufa benefico..pois as metanogenicas foram quase extintas pelo apareciento O2..o que fez o gas metano diminiur ..

O surgimento do O2 foi grande razao de extimguir grande parte da vida..O2 apareceu na terra por uma sorte grande..pois ele exigiu um novo sistema de vida..respiracao por exemplo...
Ameba ..por exemplo..ela e muito mais desenvolvida e complexa do que ma bacteria..O2..permitiu que a celulas se organizessem em sistema mais complexo(multicelulares)...nao apenas unicelular..
Poranto..vida como entendemos.. e pouco provavel em outros plaetas..acredita se..que vida neles e microbiana..neste sentido a Terra e o jardim das Galaxias..

Darwin entendeu que para ter vida..um grande periodo seria necessario...tipo..1 billhao de ano..
qdo se busca vida em outros planetas..nao se espera formas individuais..portanto busca se pela Biosfera..e importante que este ambiente possa aguentar o tranco de eventos de extincao.
Paleontoligia encontrou que a terra apresenta algums eventos de extincao...o ultiomo foi o dos Dinos..

Cinema e Astrobiologia nao dao match..a busca por " the truth is out there" e mais humilde que Hollywood...se busca alguma presenca de fosseis que indiquem vida extinta..Pode ter falso negativos de vida..porem a vida pode estar oculta..a busca se faz atras de bioassinature...em nosso planeta e o Oxigenio...Por exemplo..se a vida sumir aqui..o O2 seria incorporado as rochas...diferente do Nitrogenio e Hidrogenio..
Sindrome Gaia..
As bacterias quem mandam na zona toda....elas alteram a atmosfera...metanigenicas produzeram metano que evitaram congelamento...as senobacterias produziram O2..
Podemos estar causando a 6 extincao da terra..aparentemnet e isto que estamos fazendo agora.. Nossa era geologica merece um nome especial..antroposeno..pois estamos mudando a gelogia da terra..
Aquecimento Global e um dos exemplos de qual rapida nossa acao esta acionando o botao " Foda-se"
Estamos lancando solo e atmosfera subtancas toxicas que a natureza nao tem tempo de se recuperar..
txa de extincao de especie entre 100 a 1000 entre a taxa natural de exteincao..
Propostas de geoengenharia..(pesquisar) uma correcao pior que o proprio erro..
Proposta de Terraformacao..( ele pressupoe o conhecimento total de marte)..porem e muito dificil ter certeza que marte nao enha formas escondidas abaixo da superfcie..
ha esperanca de controle da acao predatoria humana
Direito dos ETs ***protocolos de Protecao planetaria...pensando em proteger o espaco da acao de nossa especiei...existe acoes para evitar acidentes..Sonda cassini por exemplo..
Paradoxo de fermi: se ha vida inteligente out there..eles ja deveriam ter se comunicado conosco..mas cade todo mundo?
Possiveis solucoes: 1 ..nao existe vida inteligente la fora..2- existe vda mas ate a fase microbacterina ou animal 3- existe vida inteligente mas nao tao com votande de se comunicar 4- existe vida inteligente e ja esta aqui..mas nao vemos..ou ainda..podem ter se tornado monjes pois nao querem causar impacto na vida pela sua acao..entao simpesmente contemplam a vida..