domingo, 31 de maio de 2020

O Inconsciente ( Daniel Omar Perez e Outros)

Nós, seres humanos, possuímos vários vícios sentimentais e comportamentais que refletimos nas nossas relações familiares, amorosas, no ambiente de trabalho e com nossas amizades, que no campo da ciência e dos saberes atribuímos a algo denominado mecanismo inconsciente. A noção de inconsciente permite acolher as experiências humanas para além ou aquém das determinações causais naturais e das ações da vontade, absorvendo fatos que aconteceram conosco e memórias que nós nem nos recordamos com tanta clareza. No curso, o professor Daniel Omar Perez abordará as origens pré-freudianas, a conceitualização freudiana, os modos em que os pós-freudianos o entenderam, as mudanças lacanianas e as reformulações das neurociências.

1. PULSÕES DE VIDA E DE MORTE
A energia liberada volta para seu ponto de partido.
2. OS MECANISMOS DO INCONSCIENTE
Freud nao inventou incosciente e psicanalise...ja haviam sido descortos...ele descosntruiu o contexto em que os conceitos estavam inseridos...deu uma repaginada..
3. COMO NÓS FUNCIONAMOS?
Inconsciente, do latim inconscius (às vezes chamado também subconsciente), é um termo psicológico com dois significados distintos. Em um sentido amplo, mais genérico, é o conjunto dos processos mentais que se desenvolvem sem intervenção da consciência.
A relacao de identificacao com o outro me identifica como tal...Eu me identifico com meu nome..porem ele me foi dado..eu nao o escolhi..
4. AS REPRESENTAÇÕES DA CONSCIÊNCIA
Quebra das Ilusoes Narcisisticas
Copernico diz que o Mundo nao e o centro do universo
Darwin mostra que o homem nao e centro das criacoes..homem assim como veio vai embora..
Freud nao somos donos de nos mesmos...nao somos centros de nos mesmos..
A doir nao e apenas uma questao fisica mas tambem psiquica.