sábado, 22 de fevereiro de 2020

Escala Aecio

Tentando entender a quantidade de bobagens que eu recebo como comentários, elaborei a ESCALA AECIO. Fique frio aí, o nome não tem nada a ver com o político, é que a sigla fica inesquecível. A escala Aecio é um fenômeno da interpretação de textos, que se tornou muito evidente com o surgimento das mídias sociais onde todo mundo opina, todo mundo tem razão.
A escala começa com A de acesso. O indivíduo tem acesso a uma determinada informação. Lendo, ouvindo, assistindo, não importa como.
Vem depois o E de entendimento. O indivíduo faz um esforço mental para interpretar e entender aquela informação.
Então chega o C de conclusão. Achando que entendeu, o indivíduo tira sua própria conclusão sobre a informação à qual ele teve acesso.
Aí vem o I de imputação. O indivíduo imputa a conclusão que ele tirou a um terceiro, normalmente o autor ou mensageiro que trouxe a informação com a qual ele teve contato.
E finalmente chega o O de ofensa. O indivíduo passa então a ofender aquele terceiro pela conclusão que ele, o indivíduo, tirou da informação que recebeu.
A escala AECIO: acesso, entendimento, conclusão, imputação e ofensa. O sujeito não entende o que lê, ouve ou assiste, tira suas próprias conclusões, do jeito que consegue, imputa as conclusões a mim e me ofende pelas conclusões que ele mesmo tirou. Eu não escrevi o que ele entendeu. Eu não disse o que ele compreendeu. Eu não mostrei o que ele acha que viu. Mas ele acha que eu sou o responsável pelo que ele entendeu, portanto… Se você tem Facebook ou publica suas opiniões de alguma forma nas diversas mídias, certamente sabe do que é que eu estou falando.
A Escala AECIO é uma das pragas que têm destruído as áreas de comentários de jornais, revistas e da internet. É ela que tem acabado com a capacidade das pessoas de dialogar ou mesmo de debater de forma sadia qualquer tema por qualquer meio. Cuidado pra você não entrar nela, hein?