Sabe o que todas as pessoas tem em comum? Emoções.Todas as pessoas possuem uma cosmovisão. Todos nós possuímos uma estrutura primária 'neutra'. Neutra no sentido de que não tem nada programado e será programado conforme o individuo cresce. Todos nós possuímos algo chamado 'Sentido de vida'. O sentido de vida é um processo cerebral que modifica e direciona um sentido para nossas vidas. Conforme vamos crescendo, desenvolvendo, vivendo e adquirindo novas experiências limitados por nossa programação, biologia, ambiente, e etc, certas necessidades vão sendo preenchidas. O que sentimos também é um processo cerebral. Nossas emoções, sentimentos, sonhos, são produtos produzidos por diversos processos cerebrais. Se você sente algo é porque seu cérbero está funcionando adequadamente.
O nível de maturidade de alguém é muito importante para que compreenda os processos cerebrais e as influências naturais sobre nossas vidas (nossa biologia, a adaptação ao ambiente, as necessidades de sobreviver, reproduzir e melhorar a qualidade de vida, influências psicológicas e etc). indivíduos com um nível de maturidade emocional baixa tendem a seguir mais o que sentem. Isso implica que não importa se algo é verdadeiro ou não, o que importa é o que a pessoa acredita. Com uma maturidade abaixo do ideal, encontramos com maior frequência o radicalismo, o fanatismo, o fundamentalismo, dos quais deveriam ser tratados como doenças mentais. Perceba que o problema não é ser teísta ou ateísta, o problema é justamente uma maturidade abaixo do ideal que pode levar pessoas a se posicionarem inadequadamente a favor ou contra alguma ideia, crença e etc. Mais a frente falaremos sobre isso. O equilíbrio emocional é muito importante na vida de qualquer pessoa, não importa se acredita em Deus ou não. Como a religião é ótima em vender esperança, cura, milagres, essas pessoas, que agora estão frágeis por causa de seu lado emocional desequilibrado, essas pessoas possuem uma maior facilidade para entrar na religião. Existem muitas religiões que são assim. Como a religião vende esperança, a pessoa acaba se envolvendo com a religião para saciar suas necessidades. Vamos supor que essa pessoa seja curada, você acredita que ela sairia da igreja agora, após a cura? Raramente, pois agora as emoções de satisfação e prazer, estão voltadas para a religião e na ideologia pregada. As necessidades levam muitas pessoas a buscarem a religião como forma de saída para a dor, para o sofrimento. Quanto menos sabem sobre suas necessidades e o que gera essas necessidades, mais facilmente podem acabar entrando em alguma religião. Quanto mais o ser humano conhece sobre si mesmo, principalmente sobre suas necessidades básicas e primárias. Quando começa a entender como o cérebro funciona e porque somos como somos podemos perceber que a religião assim como 'Deus' nada mais é do que uma invenção humana. uma afirmação difícil de ser engolida.
Quais são os momentos de fraqueza e fragilidade, dos quais a religião precisa para te convencer? doencas...morte de um ente querido...termino de relacionamento...drogas....